O que é coworking ?

Coworking é uma modalidade de trabalho compartilhado e colaborativo que vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente de negócios.

Até poucos anos atrás, este tipo de serviço era pouco conhecido e divulgado.

A idéia de espaços compartilhados, salas privativas e aluguel de salas de reunião, era algo distante para as pessoas no Brasil que sonhavam em empreender ou morar próximo ao trabalho.

Nos dias de hoje, todas as pessoas estão procurando ter uma melhor qualidade de vida, maior independência, sendo dono de seu tempo para poder dedicar ao seu lazer ou família.

Porém esbarravam em algumas dificuldades comuns nas grandes cidades, como gastar   várias horas de locomoção, combustível durante o deslocamento de ida e volta até o seu local de trabalho, enfrentando desde condições climáticas, passando pela má qualidade do transporte público, chegando muitas vezes já exaustos em seu local de trabalho, o que faz com que se perca produtividade.

Com a internet as distâncias dimunuiram, e hoje já não é mais preciso sair de casa para se conectar ao mundo. Muitas vezes no começo de um novo negócio, é difícil contar com uma boa infra estrutura de telecomunicações em sua própria casa que é cheia de distrações, comprometendo a sua produtividade, além de um isolamento que apesar de bom em algumas horas, pode ser prejucial em outras.

O coworking estimula a ampliação da sua Rede de Contato

Ele faz com que você crie laços de amizades e construa relacionamento profissional. Trabalhar sozinho em casa pode até te deixar mais concentrado em suas atividades profissionais, é claro. A solidão, entretanto, impede que você conviva com outras pessoas, faça amigos, compartilhe conhecimento e estabeleça networking.

O trabalho fica muito mais legal ao redor de outras pessoas.

É preciso um momento de descontração, seja na hora do cafezinho, almoço e até mesmo naquele delicioso happy hour, depois de um dia inteiro de trabalho. E isso só é possível através da convivência.

Quando você compartilha o mesmo espaço de trabalho com outros profissionais, você acaba fazendo networking.

É muito comum os coworkers estabelecerem parcerias e contratarem os serviços uns dos outros. Isso traz benefícios mútuos a empresas de diversos campos e até mesmo a startups. Isso acontece muito mais que você imagina.

O coworking deixa você eficiente e eficaz

Sim, é isso mesmo! Profissionais que abandonaram o home office e se tornaram adeptos aos escritórios compartilhados, aumentaram o rendimento no trabalho. De acordo com o último censo sobre Coworking, houve um crescimento de mais de 10.000 posições de trabalho em relação ao ano de 2015.

Tudo isso é explicado pela “pressão social”. Trabalhar junto com outras pessoas é bastante motivador. Um exemplo disso é quando o coworker ao seu lado fecha um grande negócio. Isso te incentiva a se destacar ainda mais, certo?

Você aprende coisas novas com pessoas de diferentes áreas todos os dias

No coworking, você compartilha ideias, conhecimento e ainda pode pedir uma opinião para o coworker ao seu lado sobre o seu texto, layout, anúncio e seja qual for a sua necessidade, o que importa mesmo é a reciprocidade. Dessa forma, você enriquece ainda mais o seu trabalho.